¡guas do Xingu

A regi„o Leste do Mato Grosso est· localizada no Planalto Centro-Brasileiro. Sob forte influÍncia hidrogr·fica do interfl˙vio Xingu/Tocantins-Araguaia, a ·rea È drenada por rios das sub-bacias do Araguaia, como o Rio das Mortes; da sub-bacia do Xingu, como o Culuene; e da sub-bacia do TapajÛs, como o Teles Pires. O bioma predominante È o Cerrado, contudo, existem porÁıes significativas da AmazÙnia e do Pantanal.

A regi„o abrange, sobretudo, Terras IndÌgenas (TIs) que se encontram a leste e ao sul do Parque IndÌgena do Xingu, ocupadas principalmente por povos indÌgenas falantes de lÌnguas do tronco Macro-JÍ, ‡ exceÁ„o dos Bakairi, pertencentes ‡ famÌlia karÌb.

O Cerrado È um dos biomas brasileiros mais degradados e menos protegido de aÁıes de desmatamento, e est· sendo cada vez mais ameaÁado pelo avanÁo da monocultura da soja. Com a degradaÁ„o de novas ·reas, o desmatamento tem avanÁado em direÁ„o ‡s TIs da regi„o. A TI Maraiwatsede È um dos casos emblem·ticos deste avanÁo. A maior parte de sua ·rea est· ocupada ilegalmente por fazendeiros e posseiros n„o indÌgenas, majoritariamente criadores de gado e produtores de soja e arroz, que contribuem com o desmatamento, o assoreamento dos rios, a contaminaÁ„o de solos e cursos dí·gua e a consequente intoxicaÁ„o da populaÁ„o xavante.
Fonte ISA
Parque IndÌgena do Xingu, QuerÍncia, Mato Grosso, Brasil.
Foto Paulo Santos
27/07/2015

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.